sábado, 1 de julho de 2017

QUIZ 10: CIÊNCIAS 5° Ano

Quiz 10: CIÊNCIAS 5° ANO
QUIZ 10: CIÊNCIAS 5° Ano

01
(Seduc-GO).

   Observe os diferentes ambientes naturais.

Ao compararmos estes ambientes, identificamos que

A
B
C
D


02
(Seduc-GO).

    Os seres vivos dependem do ambiente para viver. No processo de respiração, absorvem o gás oxigênio do ar e eliminam o gás carbônico.

    Existem atividades humanas que poluem o ar e prejudicam o funcionamento do sistema respiratório.

A poluição do ar provoca problemas de saúde como

A
B
C
D


03
(Seduc-GO - ADA 2016).

   Todos os seres vivos desenvolvem as suas atividades em condições em que a temperatura, umidade, salinidade, etc. podem variar, ao longo do dia, do ano ou de qualquer outro período de tempo.

A esse conjunto de condições dá-se o nome de

A
B
C
D


04
(SIMARE).

   O gelo utilizado em um suco de frutas pode ser fabricado em casa, basta colocar água líquida em uma forma e levá-la ao congelador. Horas depois, o gelo fica pronto.

A mudança de estado físico que ocorre nessa situação é a

A
B
C
D


05
(Seduc-GO - ADA 2017).

   As células são as estruturas básicas que compõem os seres vivos. Eles podem ser unicelulares, formados por uma única célula, ou pluricelulares, que são constituídos por várias células.

São exemplos de seres vivos pluricelulares

A
B
C
D


06
(Seduce - GO).

Crise da Água: modismo, futurologia ou uma questão atual?

   O problema da escassez de água doce já é uma realidade em vários locais do planeta. Alguns dos aspectos dessa crise vêm sendo discutidos na área acadêmica e por autoridades políticas e organizações não-governamentais, mas o grande público ainda não percebeu a importância da questão.

   A água doce é essencial para a humanidade, mas a maioria das pessoas não se dá conta de que o aumento da população mundial, e, portanto das atividades agrícolas e industriais, está reduzindo a qualidade desse recurso e tornando-o mais escasso em algumas regiões. O problema já é uma realidade em vários locais do planeta, preocupando cientistas e autoridades públicas e levando à adoção de medidas que evitem o desperdício ou a degradação das reservas hídricas. Leis mais sensíveis à importância dessa questão e a conscientização de cada indivíduo de que essa ameaça envolve a todos são os primeiros passos na busca de um uso mais sustentado da água na Terra.

   A água doce, indispensável à vida, é um recurso renovável, mas relativamente escasso em algumas regiões da Terra. A maior demanda (decorrente do crescimento acelerado da população humana), o desperdício e o uso inadequado podem esgotar ou degradar esse recurso. Problemas desse tipo já ocorrem em certas áreas ou regiões, e acredita-se que a médio prazo, mantidas as atuais formas de uso da água, poderão abranger todo o planeta, gerando uma crise global da água.

Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl60 Acesso em: 04/04/2014.

Para que a crise da água possa ser evitada, cada pessoa deverá

A
B
C
D


07
(Seduc-GO).

Seres vivos muito pequenos, invisíveis a olho nu e presentes no solo, na água, no ar, nas plantas e nos animais são chamados de

A
B
C
D


08
(Seduc-GO - ADA 2016).

   Os microrganismos são seres muito pequenos vistos com o auxílio de equipamentos que possibilitam a ampliação da imagem como o microscópio.

Onde os microrganismos podem ser encontrados?

A
B
C
D


09
(Seduce-GO).

Os seres vivos são formados por diferentes números de células. O ser vivo formado por uma única célula recebe o nome de

A
B
C
D


10
(Seduce - GO).

   Os choques elétricos podem ser muito perigosos para o ser humano, podendo levá-lo à morte. Entretanto, o choque elétrico pode ser utilizado em benefício à vida, como observado na figura abaixo.

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/choque-eletrico-para-vida.htm

O choque elétrico pode ser usado a favor do ser humano para

A
B
C
D


11
(Seduce - GO).

A energia elétrica produzida em usinas hidrelétricas possibilita ligar eletrodomésticos em nossas casas chegando aos lares por meio de materiais

A
B
C
D


12
(Seduce - GO).

As usinas hidrelétricas são responsáveis por quase toda a energia elétrica usada no Brasil e funcionam através da

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário